שלום, אני שרה. נעים מאד.

A maior parte dos israelenses fala pelo menos um pouquinho de inglês, então não é difícil se virar sozinha mesmo sem saber hebraico. Mas, já que estou aqui, achei que seria interessante tentar aprender o idioma. (Foco no tentar).

O drama do hebraico é que, primeiro, o alfabeto é completamente diferente do português. Toda vez que pego uma coisa pra ler, tenho o impulso de virar a folha de cabeça pra baixo, porque as letrinhas parecem estar penduradas pelos pés. Segundo, eles escrevem da direita para a esquerda e, portanto, todos os impressos (livros, revistas, menus de restaurante) são lidos no nosso “de trás para frente”.

O mais chocante pra mim, porém, é a questão das vogais: elas quase nunca aparecem na linguagem escrita. Há algumas exceções, como quando elas são o começo da palavra, mas fora isso, um texto em hebraico é uma longa sequência de consoantes. Às vezes usa-se uma letra para indicar que há ali uma vogal. Qual vogal? Não sabe, não sabe, vai ter que aprender!

Quando fiquei sabendo desse esquema, eu achei um absurdo – como assim não tem vogal? As pessoas têm que simplesmente adivinhar o que está escrito? Dpeios psenei nlaueqa htrósia de que em pturoêugs, pdoeoms ler até fasres ebmarahadlas, dsede que a pmrireia e a úmtila lreta etjasem no lguar crteo, e lmerbei que tduo faz mias snietdo qnaudo vcoê é afedlatazibo nuelqae iomdia.

Enfim, boa sorte a todas as não-crianças que estão tentando aprender hebraico agora. Em Israel, os livros infantis e dicionários especificam todas as vogais, mas praticar a leitura com qualquer outro tipo de publicação, ou nas placas de rua, ou nos outdoors, ou na caixinha de cereal, ou na embalagem de xampu… É difícil.

4 comentários em “שלום, אני שרה. נעים מאד.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s