Chef’s Table

Recomendo: Chef’s Table, série-documentário no Netflix do mesmo diretor de “Jiro Dreams of Sushi” (que também é excelente).

Muito além de um programa culinário sobre pratos absolutamente lindos e apetitosos que fazem a gente babar pelos dois cantos da boca, Chef’s Table é uma investigação sobre pessoas. A comida acaba funcionando mais como o fio condutor da história dos protagonistas, que são os seis chefs de renome internacional que participam da primeira temporada – cada episódio traça o perfil de um deles.

Fiquei impressionada com a maneira como o universo dos personagens foi encapsulado em apenas uma hora de edição final. É muita informação! A introdução ao mundo da gastronomia, os anos de aprendizado, a insegurança no início da carreira, o primeiro restaurante, o primeiro fracasso, a primeira vitória, o desenvolvimento de um estilo próprio, o sucesso profissional, a motivação para seguir criando… Sem contar as questões particulares: por que sou o que sou? Por que sou perfeccionista? Por que sou workaholic? Por que busco constante aprovação? Por que não casei? Por que sou um pai ausente?

E essas são só as informações faladas; ainda tem um monte de coisa que é narrada de forma sutil com a escolha das locações, a quantidade de depoimentos, o ritmo dos cortes, a trilha sonora, os silêncios. O resultado é que são seis episódios dirigidos pela mesma pessoa, portanto com uma linguagem em comum, mas cada um têm a sua identidade, o seu mood, refletindo seu respectivo protagonista.

Fiquei pensando em como todos nós temos nosso universo, nossa identidade, nosso mood na vida; e, se eu virasse personagem de uma série-documentário, qual seria o tom do meu episódio. Enfim.

Taí o trailer da primeira temporada de Chef’s Table:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s