Los Angeles – Seul – Los Angeles – parte 4

(Parênteses pra comentar que não tem nem uma semana que eu voltei, mas já parece que essa viagem foi há uma vida.)

덕수궁. Foto: Sarah Lee/Gaveta de Esquilo

Algumas observações sobre a viagem à Coreia:

– O aeroporto internacional de Incheon é o mais eficiente que eu tenho na memória. Sabe quanto tempo a gente ficou na fila da imigração? Zero. O atendimento também foi recorde: tec-tec-tec-tec-tec-tchau.

– Seul tem recebido muitos turistas, e o sistema de transporte da cidade se adaptou para acomodar os visitantes. O ônibus que a gente pegou pra ir do aeroporto pro nosso guest house anunciava cada parada em coreano, chinês, inglês e japonês. Metrô e linhas de trem fazem os anúncios em coreano e inglês, por autofalante e por escrito em telas posicionadas em todos os vagões.

– Diz-se que Seul é a metrópole com a melhor cobertura de metrô do mundo. Se é a melhor do mundo eu não sei dizer, mas o metrô foi o nosso principal meio de transporte por lá, e eu não tenho do que reclamar. Uma curiosidade: no metrô coreano, você passa o “bilhete único” na entrada e na saída. Por quê? Porque na entrada você paga a tarifa padrão; e na saída, dependendo da distância percorrida, você pode ser cobrado uma pequena taxa extra. O máximo de taxa extra que eu paguei por lá foi uns 30 centavos, depois de uma viagem bastante longa.

– Dois contrastes me chamaram a atenção na Coreia: o verde da natureza (tem muita natureza preservada na Coreia; good job!) X o cinza da cidade; e os prédios megamodernos X as construções histórias antiquíssimas preservadas ali, na rua, casualmente.

Cheonggyecheon, riacho espaço de recreação pública bem no meio de Seul. Foto: Sarah Lee/Gaveta de Esquilo
Namdaemun Gate, um dos oito portões da fortaleza que protegia Seul de invasores, foi construído no século 14! Foto: Sarah Lee/Gaveta de Esquilo

– As meninas na Coreia são super arrumadinhas, com outfit bem pensado e maquiagem perfeita. Arrumadinhas, bonitinhas, delicadinhas. Eu andava por Seul me sentindo um grande Godzilla peludo.

– Ainda sobre as meninas: eita, pele boa! O que me leva a outra observação:

– O produto número 1 que eu acredito que as pessoas têm que comprar quando elas vão pra Coreia é filtro solar. Sério, esqueça Vichy, La Roche, Shiseido e afins; ninguém faz filtro solar como os coreanos! Eu recomendo dois da Missha que são excelentes: All Around Safe Block Essence Sun Milk pro rosto e All Around Safe Block Total Moisture Sun Gel pro corpo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s