“Ninguém está ofendendo ninguém gente”

Vi esse post no Instagram da “Glamour” Brasil com a equipe da revista em um “divertido boome de olhinhos puxados” e a minha reação foi: NÃO SEI O Q DIZER, SÓ SENTIR.

glamour-brasil-racismo-olhos-puxados
Imagem: reprodução

Depois vi essa troca de comentários entre uma internauta indignada e uma das pessoas que aparecem no tal “divertido boome” – que ela repostou em seu perfil pessoal -, e a minha reação foi: NÃO SEI O QUE SENTIR, SÓ DIZER.

glamour-brasil-racismo-olhos-puxados-resposta-apagada-comentarios
Imagem: reprodução

Vamos por partes:

“eu vi mas não entendi” – Respira fundo, Sarah.

“Tenho amigos japoneses” – White woman uses I Have Japanese Friends! It’s super effective! #NOT

“q moram no Japão e nunca tinha escutado falar disso” – Sério que seus amigos japoneses que moram no Japão nunca comentaram que os japoneses que moram no Japão se sentem ofendidos quando seus colegas japoneses de classe, companheiros japoneses de trabalho, desconhecidos japoneses na rua e representantes japoneses de publicações de circulação nacional fazem a careta dos olhos puxados? Hmmmmm, por que será? Por que será? Dica: porque lá isso não existe! Em país de olho puxado, ninguém faz careta de olho puxado.

“Inclusive um cara q tá na boome é japonês e o pai dele mora lá” – 1) Ahhhhh, então tá tudo beleza, galera, tem nada pra ver aqui não, vão todos pra casa, porque um japonês achou ok então todo mundo também tem que achar. 2) Nem vem ao caso na verdade, mas fiquei curiosa. Qual dos moços é japonês? O de sobrenome Carneiro ou o de sobrenome Sardenberg?

“Ninguém está ofendendo ninguém gente” – Respira fundo, Sarah (x2).

louis-ck-when-a-person-tells-you-that-you-hurt-themlouis-ck-you-dont-get-to-decide-that-you-didnt

“Só estávamos fazendo um gesto característico” – Só. Estávamos. Fazendo. Um gesto. Característico. Gesto de quem? Pra quem? Por quê? Sabe quantas vezes já me fizeram esse gesto? Não sei, né, porque não fiquei anotando na planilha no rancor. Mas o que eu posso afirmar é que ele jamais foi feito em tom respeitoso, cortês ou edificante. O único contexto é o de zombaria e chacota. “Só” um “gesto”? Uma gracinha inofensiva, talvez? Mas o que tem de engraçado no formato do meu olho? Eu não estou rindo. Vocês estão rindo da gente, e não com a gente.

“pra falar q estamos indo pro Japão” – Boa sorte.

“tô Loka pra chegar lá e aprender mais sobre a cultura pra não dar dessas mais…” – Realmente, galera, coitada da moça, ela é do Brasil, como é que ela vai aprender qualquer coisa sobre a cultura quando ela apenas mora no país que tem a maior população japonesa fora do Japão e quando só tem dezenas de descendentes de orientais deixando comentários no post da “Glamour” explicando por que eles estão se sentindo ofendidos?…

UPDATE 1: a “Glamour” e a moça do “Ninguém está ofendendo ninguém gente” apagaram seus posts/comentários.

UPDATE 2: a “Glamour” postou um “pedido de desculpas” no Instagram com a seguinte mensagem: “Não tivemos a intenção de ofender e pedimos desculpas a quem se sentiu ofendido com o post que já foi apagado”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s