“Glamour Brazil is profoundly sorry”

O que eu tenho a dizer sobre o caso da “Glamour” Brasil é que a forma como eles lidaram com a polêmica foi muito pior do que a polêmica em si. Ignorância é uma coisa; falta de humildade e de vontade de aprender é outra. O “divertido boome de olhinhos puxados” foi postado no dia 1º de novembro e a galera imediatamente começou a fazer barulho. A revista não se manifestou. Uma pessoa que aparece no videozinho ainda fez repost – agora já deletado – em seu perfil pessoal e justificou que “ninguém está ofendendo ninguém gente” quando uma internauta lhe chamou a atenção para o teor ofensivo por trás do gesto de puxar os olhos. Foi apenas no dia 4, depois que o caso ganhou atenção internacional – alô, Mashable e BuzzFeed -, que o post da “Glamour” foi apagado e um pedido de desculpas publicado. Só que o pedido de desculpas de 21 palavras, direcionado “a quem se sentiu ofendido”, gerou mais revolta ainda.

glamour-brasil-japao-pedimos-desculpas-a-quem-se-sentiu-ofendido
O pedido de desculpas em português postado pela “Glamour” no dia 4. Foto: reprodução

A polêmica que poderia ter sido resolvida no dia 1 já está no dia 7. Hoje a “Glamour” divulgou um novo pedido de desculpas, desta vez muito bem escrito e articulado… Mas em inglês. E fica a impressão de que as desculpas não foram pensadas pros leitores que a revista ofendeu, e, sim, para a mídia internacional. (Mais links lá de fora: The Huffington Post, reddit, Refinery29)

glamour-brazil-official-announcement-apology-asian-community
O pedido de desculpas em inglês postado pela “Glamour” no dia 7. Foto: reprodução

Enquanto isso, as pessoas que posaram no boomerang da discórdia estão bem pianinho. A única menção que eu encontrei ao assunto nos perfis de Insta das sete pessoas envolvidas foi essa troca de comentários, de ontem, em uma foto da diretora de redação da “Glamour”, Monica Salgado – que aparecia bem na frente do vídeo fazendo a careta dos olhos puxados…

monica-salgado-glamour-brazil-comment-about-racism
Troca de comentários de ontem no Instagram da Monica Salgado. Foto: reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s