Diário de bordo do ulpan: meses 3 e 4

O diário de bordo do ulpan ficou desatualizado porque nos últimos meses aconteceram muitas coisas importantes fora da escola – viajamos para o Brasil! meu irmão casou! viajamos para Portugal! adotamos uma gatinha!; mas ainda quero deixar registrada a minha evolução no aprendizado de hebraico, então seguem aqui algumas novas observações:

Mês 3 (de 11 de setembro a 26 de setembro – não fechei um mês inteiro porque fui viajar e perdi quase três semanas de aula):

– Coisas importantes que aprendi: como conjugar os verbos no passado; preposições, muitas preposições; frases para situações do dia a dia, como agendar uma consulta no médico ou dar os parabéns a um amigo que faz aniversário; verbos no imperativo.

– Coisas que me surpreenderam: a quantidade de preposições, que não é brincadeira.

– Coisas que achei especialmente difíceis: decorar o esquema de conjugação de verbos no passado. Para conjugar qualquer verbo no passado, você precisa primeiro identificar a qual de cinco grupos ele pertence; cada um desses cinco grupos segue um método específico de conjugação, por exemplo, se for do grupo “paal”, você vai usar três consoantes do infinitivo + as vogais “a” “a” se for um verbo normal, ou “a” “i” se for um verbo cuja terceira pessoa do singular termina com a letra “hey” + a terminação de cada pessoa.

Anotações do segundo/terceiro mês de aula no ulpan. Foto: Sarah Lee/Gaveta de esquilo

Mês 4 (de 18 de outubro a 16 de novembro):

– Coisas importantes que aprendi: como conjugar os verbos no futuro; vocabulário para abrir uma conta no banco, entender um anúncio de venda ou aluguel de apartamento e procurar um emprego.

– Coisas que me surpreenderam: a vontade de sair correndo para as montanhas a cada novo texto sem vogais que a gente tem que ler em sala de aula nunca acaba.

– Coisas que achei especialmente difíceis: decorar o esquema de conjugação de verbos no futuro, que não é tão complexo quanto a conjugação no passado, mas eu perdi toda a explicação porque eu estava viajando. Depois que voltei demorei um tempo correndo atrás, e quando finalmente estava me sentindo mais confiante, começamos a aprender os verbos irregulares :/

Anotações do quarto mês de aula no ulpan. Foto: Sarah Lee/Gaveta de esquilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s